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Id:289 - (816)
Autor:Fernandes, Josicélia Dumêt; Teixeira, Giselle Alves da Silva; Silva, Mary Gomes; Florêncio, Raíssa Millena Silva; Silva, Rosana Maria de Oliveira; Darci de Oliveira Santa Rosa.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Expansão da educação superior no Brasil: ampliação dos cursos de graduação em enfermagem^ipt.
Fonte:Rev. latinoam. enferm;21(03):670-678, jun. 2013. .
Resumo:OBJETIVO:analisar a ampliação do número de cursos de graduação em enfermagem nas últimas duas décadas, frente ao movimento de expansão da educação superior no Brasil.Metodologia:foi realizada pesquisa documental sobre os marcos legais, que impulsionaram esse movimento, e pesquisa quantitativa, que descreveu a expansão do número de cursos de enfermagem. Os dados foram analisados por meio da análise temática (qualitativos) e da estatística descritiva (quantitativos).RESULTADOS:o discurso político-ideológico, presente nos documentos normativos que apontam a educação superior como possibilidade de transformação da realidade social, não vem se refletindo na área da enfermagem. A expansão dos cursos de enfermagem vem se dando de maneira desordenada, concentrada no setor privado e com desigualdade geográfica na distribuição desses cursos.CONCLUSÃO:não se observa preocupação com as necessidades locais, com a articulação entre o ensino, a pesquisa e extensão, fato esse que compromete a qualidade da formação das futuras enfermeiras. (AU)^ipt.
Descritores:Bacharelato em Enfermagem
Enfermagem
Instituições de Ensino Superior
Brasil
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692013000300004

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Id:24 - (34)
Autor:Gauer, Gustavo; Gomes, William Barbosa.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:O curso da reforma: ensino de psicologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1971-1979)^ipt / The course of reforms: psychology teaching in Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1971-1979)
Fonte:Psicol. reflex. crit;15(3):497-513, dez.2002. .
Resumo:O ensino de Psicologia no Brasil foi fundamentalmente modificado pelo reconhecimento da profissão de Psicólogo, em 1962, e pela reforma universitária que organizou as universidades em departamentos, na mesma década. Este trabalho narra a história do ensino de Psicologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da instalação do Departamento de Psicologia em 1971 ao reconhecimento do curso de graduação em 1979, com base em dados documentais e em depoimentos de personagens envolvidos nesses eventos. Embora o ensino de Psicologia na UFRGS remonte aos anos 1940, na antiga Faculdade de Filosofia, o curso de graduação foi criado 30 anos depois, em 1973. Entende-se que o histórico do ensino de Psicologia na UFRGS reflete as condições legais e burocráticas que pautaram o Departamento e seus órgãos. Nesse período, a introdução do modelo departamental que visava integrar ensino, pesquisa e extensão deu início a uma nova etapa no ciclo que tivera início na era das cátedras. (AU)^ipt.
Descritores:Psicologia/hist
Educação Superior
Instituições de Ensino Superior
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722002000300005&lng=pt&nrm=iso

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Id:23 - (33)
Autor:Silva, Márcia Regina Barros da.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:O ensino médico em debate: São Paulo - 1890 a 1930^ipt / Medical teaching under debate: São Paulo, 1890 through 1930
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;9(supl.0):139-159, 2002. .
Resumo:O objetivo deste trabalho é analisar os projetos de criação de instituições de ensino médico em São Paulo, entre 1890 e 1930. O caso paulista é específico no Brasil em dois aspectos: primeiro, a inexistência de uma escola médica até o início do século XX; segundo, a defasagem entre a primeira lei que previa a instalação da instituição, em 1891, e a instalação de fato de uma faculdade oficial no estado, em 1913. A perspectiva adotada é de que esse processo deveu-se essencialmente a uma tentativa de homogeneização do campo médico local. Por um lado, pelo esforço de sobrepor a fala médica à de outros grupos relacionados à saúde, principalmente o farmacêutico. Por outro lado, pela procura de caracterizar a produção de conhecimento local nos moldes de uma medicina laboratorial, tanto em seu viés terapêutico quanto no experimental. A conclusão é que somente após a obtenção de consenso sobre esses temas foi possível a criação de uma escola médica em São Paulo na qual se pudessem relacionar ensino e medicina experimental.(AU)^ipt.
Descritores:Instituições de Ensino Superior
Escolas Médicas/hist
Educação Médica
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702002000400007&lng=pt&nrm=iso

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Id:15 - (25)
Autor:Silva, Márcia Regina Barros da.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:O ensino médico em São Paulo e a criação da Escola Paulista de Medicina^ipt / Medical Schools in São Paulo and the creation of Escola Paulista de Medicina
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;8(3):541-566, set.-dez.2001. .
Resumo:Este artigo analisa a criação da Escola Paulista de Medicina (EPM), procurando discutir o papel desempenhado pelas ciências da saúde no processo de constituição da sociedade paulista, principalmente na década de 1930. Os integrantes deste projeto fundamentaram suas ações na afirmação de atendimento a demandas por ensino superior e assistência médica, defendendo o saber especializado e a competência científica como suportes do desenvolvimento social, através da ciência, da educação e da saúde. A EPM foi criada com a participação de agentes e instituições extra-acadêmicas que foram importantes para o processo de reconhecimento, oficial e social, e para a permanência da instituição. Sob este aspecto, foi fator decisivo a construção de um hospital de clínicas próprio, denominado Hospital São Paulo, no início da década de 1940. Este artigo também pretende contribuir para o entendimento das funções que a ciência assume na organização social, percebendo ao mesmo tempo os processos de constituição do campo médico em particular. (AU)^ipt.
Descritores:História da Medicina
Educação Superior
Instituições de Ensino Superior
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702001000400003&lng=pt&nrm=iso



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Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

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